Acesso Rápido

Comprar um imóvel pronto ou construir?

Adquirir a casa própria ainda é um dos principais sonhos dos brasileiros. Cerca de 11 milhões de famílias brasileiras demonstraram o desejo de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Datastore Series. Com as condições oferecidas pelo mercado, juros baixos e financiamentos facilitados, o momento é ideal para concretizar este objetivo. E aí começam as dúvidas. O que é melhor: comprar um terreno ou uma casa pronta? A resposta vai depender do perfil do comprador.
Com base nesses índices e pensando em ajudar quem se encontra nesta indecisão, Patrícia Perini, diretora comercial da Pró Lotes https://www.prolotes.com/#, empresa especializada na construção e incorporação de terrenos e casas prontas em condomínio fechado, fala sobre as vantagens de cada escolha. Confira:

Terrenos
Para quem deseja investir, deixar um bem para dependentes ou mesmo construir uma casa de seu jeito, os terrenos são a melhor opção do mercado imobiliário. Este tipo de imóvel costuma ter uma valorização maior do que casas ou apartamentos. Quando são em condomínios fechados, o valor agregado é ainda maior, pois a questão da segurança é um fator importante. Veja mais pontos positivos:

- Construir a casa dos sonhos
Durante o processo, contando com a expertise de um arquiteto ou engenheiro, é possível pensar em todos os detalhes da futura moradia e deixar a casa personalizada, com o gosto do proprietário. Ou seja, será possível definir a qualidade dos acabamentos, a disposição, quantidade, e metragem dos ambientes e, ainda, se o imóvel será sustentável.

- Menor custo
Geralmente, os terrenos custam bem menos do que casas ou apartamentos já prontos. E o custo de obra de uma casa idealizada pode ser 30% a menos do que um imóvel comprado pronto para morar.

- Alta rentabilidade na revenda
Comprar lotes para revenda é uma boa forma de obter lucro com poucos riscos. Costuma ser uma opção rentável e segura, com desvalorização zero. Mas, para que se tenha êxito no negócio, alguns pontos devem ser analisados, como: localização do terreno (idealmente fazer um estudo dos pontos fortes e fracos da região), formato e tamanho do lote (pensando no seu uso no futuro) e valorização da região.

Casa pronta


Esta solução é ideal para quem está com pressa em se mudar ou não tem paciência de acompanhar uma obra. Veja mais vantagens:

- Ausência do fator surpresa
O imóvel pronto permite que o comprador já possa analisar todos os detalhes de acabamento e estrutura do imóvel. Já é possível testar parte elétrica e hidráulica para ver se está tudo funcionando corretamente, evitando surpresas desagradáveis.

- Praticidade
Poder se mudar em pouco tempo é a grande vantagem de se comprar um imóvel pronto. Basta fechar negócio para pegar as chaves e pensar na mudança.

- Comodidade
Lidar com empreiteiros e pedreiros ou solucionar eventuais problemas que aparecem durante a obra não é para qualquer um. Então, aqueles que não dispõem de tempo para enfrentar esse processo não têm muito que pensar, o imóvel pronto é a solução ideal.
E, se você tem recursos próprios, melhor ainda: seu poder de negociação é alto e isso representa melhores preços por comprar a vista!